segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

CURSOS GRATUITOS - temporada 2010 - DEFINIÇÕES E DESCRIÇÕES

TEATRO

Dedicamos quatro grandes turmas de teatro Performático, em diferentes dias e horários, no nosso calendário 2010 por ser uma tradicional oficina artística da Trupe Ortaética e por entendermos que o teatro é sem dúvida a essência que nos move para as demais linguagens artísticas. Em aulas semanais os alunos terão 20% de aulas teóricas e 80% de aulas práticas.

Nos baseamos em diversas metodologias artísticas e pedagógicas, mas temos algumas que são norteadoras de todo o trabalho, destaque para a pedagogia de Paulo Freire e Vigotsky e a fundamentação teatral do “Teatro do Oprimido” de Augusto Boal.

Nas aulas os alunos terão acesso às experimentações corporais, sonoras, sensoriais e estéticas em aquecimentos, alongamentos, jogos teatrais, dinâmicas de grupo, improvisações, construções de cenas, dicção, voz, relaxamento e produção de espetáculo. Além de tudo isso, temos integrado às oficinas teatrais experimentações em performances de rua e intervenções urbanas.

1) CURSO DE TEATRO - turma A (de 15 a 100 anos) ANUAL - 50 vagas

Segundas- Feiras das 19 às 21hs 30min - Professora SOL

2) CURSO DE TEATRO - turma B (de 12 a 18 anos) ANUAL - 50 vagas

Terças-Feiras das 16:30 min às 18h 30min - Professora SOL

3) CURSO DE TEATRO - turma C (de 18 a 100 anos) ANUAL - 50 vagas

Terças-Feiras das 19 às 21h - Professora Thaís

4) CURSO DE TEATRO - turma D (de 18 a 100 anos) ANUAL - 50 vagas

Sábados das 10 às 13h - Professora Thaís


FOTOGRAFIA

Por ser uma linguagem muito valiosa da nossa Cia, a imagem tornou-se ao longo dos anos combustíveis necessários para nossos vídeos, intervenções e eventos festivos.
Pela primeira vez disponibilizaremos essa oficina temática para a comunidade em geral.
Nas aulas semanais além de técnicas,os alunos serão instigados às percepções urbanas, cotidianas; uma experimentação através de símbolos visuais, a poética do olhar. Haverá saídas pela região central de São Paulo para pesquisa de campo.

Oficina de Artes Visuais no Teatro: Fotografia e Cenário (De 15 a 100 anos) Semestral – 20 vagas

CENÁRIO

Integrado às aulas de fotografia, a questão cenográfica está para nós na vertente das artes visuais dentro do teatro,sendo um importante fator de pesquisa. Nossa concepção de cenário passa principalmente pelo CENÁRIO DIGITAL.
No mesmo módulo de fotografia, os alunos terão conceitos de cenários que serão desenvolvidos para os espetáculos produzidos pelas turmas de interpretação.

Oficina de Artes Visuais no Teatro: Fotografia e Cenário (De 15 a 100 anos) Semestral – 20 vagas

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Todo ser humano é por natureza um contador de histórias, por essa premissa a Trupe Ortaética inaugura essa oficina voltada para educadores e pessoas interessadas.
Dentre os conteúdos abordados nessa jornada de aprendizado os alunos terão: Interpretação, breve introdução gramatical, diversas formas de contar histórias, peças confeccionadas pelos próprios alunos com materiais reaproveitáveis (bonecos e cenários), criação de histórias.

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS (Voltado a Educadores e interessadsos de 16 a 100 anos) BIMESTRAL - 30 vagas - Professora SOL

PERCUSSÃO CORPORAL

Nossa visão de que a arte é mesmo um jogo que requer estratégias vinculadas aos sentidos humanos será mais uma vez degustada nessa nova oficina.
Os alunos aprenderão a instrumentalizar o próprio corpo como recurso sonoro. Como o histórico da Trupe Ortaética remete muito às intervenções de rua, os alunos terão como desafio se apropriarem do espaço urbano e seus temas diários para criar sons, aplicando os conteúdos absorvidos nas aulas.

VIVÊNCIA ARTÍSTICA - WORSHOP "A CONSTRUÇÃO EMOCIONAL DO ATOR" (de 19 a 27 anos) BIMESTRAL - 15 vagas

Quartas e Sextas-Feiras das 19:30min às 22h - Alex Giostri

INICIAÇÃO MUSICAL

Integrado às aulas de Percussão Corporal, essa oficina terá um grande artista convidado e um turbilhão de sensações a experimentar.
Os alunos terão noções básicas sobre a estrutura musical e a diferenciação de ritmo, velocidade, intensidade, volume e etc.

OFICINA DE PERCUSSÃO CORPORAL E INICIAÇÃO MUSICAL (de 16 a 100 anos) BIMESTRAL - 20 vagas

segundas-Feiras das 10 às 12h - Professora Thaís

MALABÁRIS

Nosso envolvimento com o circo é constante, seja em nossas pesquisas audiovisuais, teóricas e práticas, seja em nossas intensivas performances de rua provocando a impessoalidade urbana.
Em 2010 temos essa oficina especial com a rica experiência de estreitar as relações das técnicas circenses com nossos alunos. Não temos a pretensão de formar malabaristas, mas sim de aproximar os alunos desse jogo envolvente. Nas aulas semanais os alunos terão aquecimentos, alongamentos, exercícios de coordenação motora e debates sobre a história do circo no Brasil.

OFICINA DE MALABARIS (de 10 a 100 anos) BIMESTRAL - 20 vagas

Quartas- Feiras das 14 às 16h - Césinha Prado

DRAMATURGIA

Essa oficina está em sua segunda edição em nossa companhia, ela aborda a questão da escrita pessoal e coletiva, instiga o aluno a conhecer seus caminhos literários e a fazer uma análise dos detalhes do dia-a-dia.
Obs: Essa oficina terá inscrições abertas apenas no mês de Junho.

A CONTRUÇÃO EMOCIONAL DO ATOR

Curso Exclusivamente voltado para ATORES formados ou em formação, para essa oficina é preciso ter experiência na área cênica.
Serão abordados aspectos de psicodrama e grandes pensadores a respeito da subjetividade do ator interferindo no seu processo de construção de personagem.

VIVÊNCIA ARTÍSTICA - WORSHOP "A CONSTRUÇÃO EMOCIONAL DO ATOR" (de 19 a 27 anos) BIMESTRAL - 15 vagas

Quartas e Sextas-Feiras das 19:30min às 22h - Alex Giostri


Inscrições somente pelo site: www.tiagoortaet.com.br até dia 26/02 ou até esgotarem as vagas.
Local dos Cursos: Rua: Galvão Bueno, 782 sala 1209 – 12º andar – Liberdade São Paulo SP (Próximo ao Metrô São Joaquim)
tel.: 3388-1168 ou
DISK-ORTAÉTICA: 9996-4606

2 comentários:

Unknown disse...

nossa porque so tem cursos no meio de semana(terça-feira)?

simone disse...

(falar bem é sentido de viver bem )disse um filosofo ,eu concordo plenamente com os pensamentos dele pois quando subi no pauco pela primeira ves senti uma forte emoção de alegria e não medo , nesse dia pude falar bem para que todos entendesem a mensagem da peça teatral e senti alegria quando á platéia respodeu com muitas palmas de agradecimento .mas eu vim para são paulo e estou sem atuar ,sinto-me como se tivesse perdidos as pernas.ajudem-me á voltar á ativa meu email é:mony-oliver@bol.com.br