segunda-feira, 5 de outubro de 2009

MÍMICA - Assunto abordado em aula




MÍMICA CORPORAL DRAMÁTICA

Ao opor-se ao silêncio repleto de palavras não verbalizadas da pantomima, a mímica decrouxiana se propõe ação física para falar ao espírito: “O mímico faz a coisa e o espectador, ao ver a coisa material pensa em sua analogia com o espiritual [...] Nós mímicos, devemos procurar fazer poesia através das ações, não das palavras”
(Decroux, 2003, p. 105).

Foto: Viviane Minorelli

O mímico corporal dramático é criador de um mundo que fala ao sujeito, individualizado, plural, a favor do fluxo de imagens, emoções, pensamentos, através do corpo que paga o preço da expressão, com um domínio técnico que lhe permite um alto grau de liberdade criativa. O verbo não é substituído por outro não-vocalizado. Livre de códigos, o mímico corporal dramático se pretende prometeico - por sua liberdade transgressora - com o propósito, utopicamente divino, de transformar o mundo através de sua ação, não de suas palavras.
Com a mímica corporal dramática “é preciso tornar visível o invisível” e não o contrário. (Decroux, 1994, p. 200)

Fonte: A produção de sentido na Mímica Corporal Dramática de Étienne Decroux e na pantomima moderna. George Mascarenhas - Formado em Mímica Corporal Dramática pela École de Mime Corporel Dramatique (Paris/ Londres), Mestre em Artes (UFBa), professor do Curso de Artes Cênicas da FSBA.

Postado por Thais Aguiar.

5 comentários:

Nathalia Lima disse...

Olá... gostaria muito de ter mais informaçoes sobre voce... Tenho interesse em participar do grupo, será que posso? Não achei nenhum telefone para o contato melhor com voces..

Lindo o trabalho de voces...

Obrigado, beijos!

LíderesOrtaéticos disse...

Adorei o texto; esclarecedor e instigante para que os alunos que de fato tem sede de conhecimento PESQUISEM ainda mais!!!
Prof. Tiago Ortaet

Professor Tiago Ortaet disse...

Essa foto Então : ESPETACULOSA!!!Tiago

Professor Tiago Ortaet disse...

THAÍS PEÇA PARA OS ALUNOS POSTAREM SEUS REATÓRIOS EM NOSSO CANAL DE COMUNICAÇAO VIRTUAL - O BLOG...
BJO

théo disse...

A aula foi mara! Na verdade tds são! Parabéns!