sábado, 13 de dezembro de 2008

MATÉRIA PRODUZIDA PELO JORNALISTA FERNANDO DO PORTAL ZN NA LINHA 2008

MEU GURI: DESENVOLVE A VIDA E VALORIZA A COMUNIDADE
Av. Guapira 920, Tucuruvi 06/Nov/2008


Imagine-se recebendo uma "injeção de alegria" na saída do Metrô depois de um duro dia de trabalho, ou então um abraço solidário de uma pessoa desconhecida e ainda por cima fantasiada. Diferente não? Pois é, estas são apenas algumas das intervenções artísticas da oficina de teatro do Núcleo de Atendimento Comunitário Meu Guri.



Trupe Ortaética alegrando o Metrô


O Programa Meu Guri é uma rede não governamental de assistência social, que atua no pré-atendimento das famílias em vulnerabilidade, ou vítimas de violência doméstica e institucional, que são encaminhadas por órgãos de proteção aos direitos da criança e do adolescente, como o Conselho Tutelar. "A idéia é que essas famílias recebam um acompanhamento diferenciado, possibilitando detectar e solucionar seus problemas com intervenções menos complexas", afirma Luiz Pereira de Souza, um dos coordenadores do projeto.

Criado em Fevereiro de 2006, o Núcleo de Atendimento Comunitário no Tucuruvi, nasceu para atender as famílias da comunidade da região. E hoje, tendo como premissa orientar e dar apoio a essas famílias, o núcleo atende cerca de 300 pessoas por mês. São atendimentos nas áreas de assistência social, acompanhamento psicológico e na arte educação.

Estas ações, além de contribuir para o fortalecimento dos laços familiares, possibilitam o processo de emancipação e inserção social. O núcleo desenvolve também outras atividades, como no curso de costura, na oficina de teatro, com o bazar beneficente e o posto Primeiro Emprego, que presta atendimento diferenciado ao jovem que procura seu primeiro trabalho.



Núcleo de Atendimento Comunitário MEU GURI - Tucuruvi


A oficina de teatro do núcleo Meu Guri tem surpreendido os arte-educadores pelo novo formato no processo de educação e pela quantidade de pessoas interessadas. "O teatro de intervenção é muito saboroso. São pessoas comuns que querem intervir no cotidiano de maneira saudável", disse o professor Tiago Ortaet. "Para os alunos é uma grande festa, pois estar na rua é totalmente diferente do palco", ressalta.



Professor Tiago Ortaet Vc tem Fome d q???


A Trupe Ortaética, como carinhosamente ficou conhecida a oficina de teatro, realiza intervenções freqüentes em locais públicos, geralmente nas estações do Metrô, onde abordam temas relevantes de maneira lúdica, como: Vc tem Fome d q???; Estatuando; Campanha de Vacinação da Alegria e Abraços Grátis", entre outros. Portanto, além de oferecer alegria a muitas pessoas, a Trupe Ortaética transforma a vida de muitas crianças.



Núcleo de Atendimento Comunitário MEU GURI - Tucuruvi
Av. Guapira 920, Tucuruvi. Fone 2201-7479



Texto: Fernando Figueiredo
Fotos: Fernando Figueiredo e projeto Meu Guri

Nenhum comentário: